domingo, 3 de junho de 2012

Repensando...Tecnologias... Conceito de tecnologia: “Do grego tekhno- (de tékhné, 'arte',) e -logía (de lógos, ou 'linguagem,proposição'). Tecnologia é um termo usado para atividades de domínio humano, embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais à competência natural, proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do tempo, e historicamente relatadas como revoluções tecnológicas.” (MEC/Curso Mídias na Educação) O termo tecnologias da informação e comunicação – TICs no parecer de Vieira (2002, P.36) significa:Instrumentos usados para compartilhar, distribuir e reunir informação, bem como para comunicarem-se umas com as outras, individualmente ou em grupo, mediante o uso de computadores e redes de computadores interconectados (via Internet). Para Neves (2005, p. 21): Tecnologias da informação e comunicação deixam de ser encaradas como um mero recurso instrucional moderno e adquirem o status de fato gerador/provocador de uma nova pedagogia: centrada no aluno, orquestrada por docentes e gestores competentes, capaz de promover uma interatividade que derruba os limites físicos da sala de aula e contribui para formar o cidadão crítico, participativo, solidário e responsável. Para Refletir... Valente (2003), “a questão fundamental e recorrente é: sem o conhecimento técnico será possível implantar soluções pedagógicas inovadoras e vice-versa, sem o pedagógico os recursos técnicos disponíveis serão adequadamente utilizados?” Ele destaca dois aspectos que devem ser observados ao se implantar as novas tecnologias na escola: primeiro, o domínio técnico e pedagógico devem acontecer simultaneamente, de modo conjunto; o segundo diz respeito à especificidade de cada tecnologia. Silverstone ( p. 48, 2005), “precisávamos ver a tecnologia como física, como extensões da nossa capacidade humana. Estas extensões trazem em seu bojo uma visão totalitária que pode nos permitir refletir e agir sobre alguns aspectos: o que fazemos para quem fazemos e porque fazemos? O referido autor ainda salienta que não se deve compreender as tecnologias apenas como máquina. Ela inclui habilidades, e competências, o conhecimento e o desejo, sem os quais não pode funcionar. Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organização, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes (wikipédia, 25/05/2012). Redes de relacionamento : Facebook, Orkut, Twitter; Blog Redes Profissionais: Linkledln, outros comunitários,... Redes Sociais e Blogs... O Blog como rede social e “diário íntimo da internet”(Schittine, 2004, p.12) se constitui por um fazer diário que se institui no Brasil por volta do ano 2000 e recebeu o nome de BLOG. O termo é de origem americana e vem da palavra web (página da internet) e log (diário de navegação); Web Blog seria origem do nome e foi abreviado para Blog; É tratado por seus autores como um espaço de intimidade que oferece informações diárias sobre o fazer e dependendo da formação do sujeito autor, serve ainda como processo dialógico e interativo onde há seguidores que colaboram, participam e muitas vezes tornam-se leitores assíduos ou não. “O Blog surge como um sistema de disponibilização de textos e fotos na web menos complexo e mais rápido, o que vai facilitou a fabricação de páginas por indivíduos com pouco conhecimento técnico”. (Schittine, 2004, p. 13 )

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