domingo, 3 de junho de 2012

Questões para discussão no próximo encontro - dia 20 de junho: O que é tecnologia para/na Educação? Quais as tecnologias educacionais presentes hoje na escola? Como a Tecnologia pode re-significar a aprendizagem dos sujeitos? Quais elementos são necessários para que uma tecnologia seja significativa para a prática pedagógica?

8 comentários:

  1. Sobre a forma que podemos re-significar nossas aprendizagens, algo me chamou a atenção. Nestas ultimas semanas estivemos envolvidos em questões de debates sobre a qualificação da modalidade EJA tanto pra profissionais da educação quanto para os educando, e chegamos a uma vontade unânime: Precisamos Manter os Portas da comunicação aberta e precisamos estreitar essa ligação o quanto antes. Espero que nos próximos dias, em nossos debates e trocas de experiência apareçam formas de garantir esse canal aberto e ativo entro todos da comunidade da escola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,
      é pertinente sua sugestão. A comunicação é no momento um tema central de discussão. Vivemos norteados de mensagens, de códigos, imagens. Como fazer dos meios tecnológicos uma melhor convivência em sociedade?
      Se o foco não for melhorar as vidas das pessoas, não há sentidos para o processo de aprendizagem!

      Abraço,
      Wanderléa

      Excluir
  2. Tecnologias na educação são aquelas que o professor utiliza para construir a aprendizagem junto com seus alunos, como o uso televisão, dvd, datashow, computador, pois são apoios pedagógicos a aprendizagem deve ser re-significada através de novas práticas, o professor é um elemento humano responsável pelo ambiente de aprendizagem, autor de experiências significativas e do desenvolvimento crítico e da criatividade.
    Professora: Joseane Guedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joseane,

      Sua contribuição é super importante! De acordo com Kenski (2007, p. 24)“[...] Ao conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplica, ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de “tecnologia”. Para construir qualquer equipamento – uma caneta esferográfica ou um computador -, os homens precisam pesquisar, planejar e criar o produto, o serviço, o processo. Ao conjunto de tudo isso, chamamos de tecnologias.”

      Com as intervenções dos professores, Supervisores, Gestores, alunos, Educadores, a escola estará mais propícia às práticas inovadoras,às mudanças!

      Wanderléa

      Excluir
  3. Joseane, realmente devemos levar em consideração o papel do aluno no processo educativo, especialmente num contexto de difusão e acesso às novas tecnologias da informação. E, nós educadores temos o desafio de transformar informações em conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A contribuição das na educação é muito importante, e atualmente não tem como não usar ela com nossos alunos, tanto o computador, celulares e outras são necessárias para uma aprendizagem dinãmica e significativa.

    ResponderExcluir
  6. De que forma podemos repensar as práticas pedagógicas, aliando-as às tecnologias e considerando a importância da inserção dos estudantes no mundo do trabalho?

    ResponderExcluir