O blog Tecnologias e Educação de Jovens e Adultos faz parte das atividades do Fórum de Educação, que integra o currículo do curso de Doutorado em Educação da Unisinos. O Fórum é desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo/RS. Coordenação: profª Drª Eli Fabris e profª Drª Luciane Grazziotin
domingo, 3 de junho de 2012
Questões para discussão no próximo encontro - dia 20 de junho:
O que é tecnologia para/na Educação?
Quais as tecnologias educacionais presentes hoje na escola?
Como a Tecnologia pode re-significar a aprendizagem dos sujeitos?
Quais elementos são necessários para que uma tecnologia seja significativa para a prática pedagógica?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre a forma que podemos re-significar nossas aprendizagens, algo me chamou a atenção. Nestas ultimas semanas estivemos envolvidos em questões de debates sobre a qualificação da modalidade EJA tanto pra profissionais da educação quanto para os educando, e chegamos a uma vontade unânime: Precisamos Manter os Portas da comunicação aberta e precisamos estreitar essa ligação o quanto antes. Espero que nos próximos dias, em nossos debates e trocas de experiência apareçam formas de garantir esse canal aberto e ativo entro todos da comunidade da escola!
ResponderExcluirOlá Lucas,
Excluiré pertinente sua sugestão. A comunicação é no momento um tema central de discussão. Vivemos norteados de mensagens, de códigos, imagens. Como fazer dos meios tecnológicos uma melhor convivência em sociedade?
Se o foco não for melhorar as vidas das pessoas, não há sentidos para o processo de aprendizagem!
Abraço,
Wanderléa
Tecnologias na educação são aquelas que o professor utiliza para construir a aprendizagem junto com seus alunos, como o uso televisão, dvd, datashow, computador, pois são apoios pedagógicos a aprendizagem deve ser re-significada através de novas práticas, o professor é um elemento humano responsável pelo ambiente de aprendizagem, autor de experiências significativas e do desenvolvimento crítico e da criatividade.
ResponderExcluirProfessora: Joseane Guedes
Olá Joseane,
ExcluirSua contribuição é super importante! De acordo com Kenski (2007, p. 24)“[...] Ao conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplica, ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade, chamamos de “tecnologia”. Para construir qualquer equipamento – uma caneta esferográfica ou um computador -, os homens precisam pesquisar, planejar e criar o produto, o serviço, o processo. Ao conjunto de tudo isso, chamamos de tecnologias.”
Com as intervenções dos professores, Supervisores, Gestores, alunos, Educadores, a escola estará mais propícia às práticas inovadoras,às mudanças!
Wanderléa
Joseane, realmente devemos levar em consideração o papel do aluno no processo educativo, especialmente num contexto de difusão e acesso às novas tecnologias da informação. E, nós educadores temos o desafio de transformar informações em conhecimentos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA contribuição das na educação é muito importante, e atualmente não tem como não usar ela com nossos alunos, tanto o computador, celulares e outras são necessárias para uma aprendizagem dinãmica e significativa.
ResponderExcluirDe que forma podemos repensar as práticas pedagógicas, aliando-as às tecnologias e considerando a importância da inserção dos estudantes no mundo do trabalho?
ResponderExcluir