domingo, 3 de junho de 2012

FÓRUM DE EDUCAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Educação/Unisinos Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (SMED) - 2012 Coordenadoras: Prof.Dra. Eli Terezinha Henn Fabris Prof. Dra. Luciane Sgarbi Santos Grazziotin Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SMED: Elisete Garcia EJA e tecnologias virtuais: espaços de formação e interação Doutoranods: Dilmar Kistemacher Wanderléa Pereira Damásio Maurício História(s)... A educação de adultos ocorreu, sob outra forma, desde o Brasil Colônia voltada , naquele contexto, à formação religiosa... Mas devemos compreender como um processo de ensino elementar considerando o contexto histórico, seja, colonial, seja, império.... Regime escravocrata; Analfabetismo, maioria da população; Com a Proclamação da República (1889) O voto estava restringido aos analfabetos..... Contexto de jogos de interesses sociais, políticos, econômicos e culturais, portanto... havia a necessidade de preparar o cidadão para a República. O primeiro Ministério da Educação foi criado no ano de 1930 e recebeu, naquele momento, o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública. Somente em 1953 as duas pastas ministeriais foram separadas. Gustavo Capanema esteve à frente do Ministério da Educação de 1934 a 1945. Durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1945) a Educação de Adultos foi “contemplada” na Constituição de 1934, ou seja, extensiva aos adultos....contudo, os recursos seriam de responsabilidade dos municípios e da União... Contexto: Movimento da Escola Nova – inspiração norte-americana Reformas educacionais Segundo a Unesco (2008) dentre os 1.698 cursos de Pedagogia oferecidos por 612 instituições de ensino superior no Brasil em 2005, somente 15 delas ofereciam 27 cursos com habilitação específica para o ensino de jovens e adultos. Agregue-se a isso o fato de que as novas Diretrizes Nacionais para os Cursos de Pedagogia – que extinguiram as habilitações – remetem a especialização de educadores de jovens e adultos para cursos de pós-graduação. (MORAES, 2010, p.4). Em outras palavras, cada pessoa tem um espaço/tempo de aprendizagem que lhe é singular, uma vez que depende dos processos de maturação e das experiências até então vivenciadas. Nesse contexto percebe-se a necessidade implícita de que o jovem busque novas experiências, pois estas são condicionantes para que este se torne um adulto. Por isso, os processos de aprendizagem precisam primar pela pedagogia da pergunta, implicada pela curiosidade epistemológica, de quem sabe que sabe e por isso sabe que pode saber mais (Nörnberg, 2010, p. 15). Machado (2002) ao analisar pesquisas em nível de mestrado e doutorado com enfoque na EJA, constatou que os estudantes da EJA, consideram-se ‘incapazes e fracos’. Portanto, a Educação de Jovens e Adultos, tem como desafio oportunizar a estes sujeitos apropriação de novos conhecimento dentro de uma rede de relações que possibilitem a estes sujeitos a resignificação de suas experiências, a luz do conhecimento sistematizado produzido pela humanidade ao longo de sua História. Certamente que a educação, nas suas mais diversas modalidades, não tem condições de sanear nossos múltiplos problemas nem satisfazer nossas mais variadas necessidades. Ela não salva a sociedade, porém, ao lado de outras instâncias sociais, ela tem um papel fundamental no processo de distanciamento da incultura, da acriticidade e na construção de um processo civilizatório mais digno do que este que vivemos (Luckesi, 1989, p. 10).

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