quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um dos fatores que acaba por contribuir na evasão na Eja é o aumento do número de alunos mais jovens que vem do dia por vários motivos vem pra noite e apresenta um perfil diferenciado dos alunos adultos e mais velhos que buscam complementar seus estudos e buscam aprender.  Fátima
Como podemos incentivar os professores da EJA a utilizar as tecnologias (EVAM) nas aulas da EJA?

Evasão na EJA

Gostaríamos de refeltir sobre os motivos que levam a evasão na EJA.
Cíntia e Tatiana
Que inovações na metodologia serão necessárias para estimular os alunos no uso das tecnologias de forma interativa e que possibilitem a aprendizagem  na Eja?
Joana e Fátima
Como a escola pode trabalhar no EVAN com alunos da turma Unificada que ainda não sabem ler, com dificuldades para digitar
Iná
Então, agora vamos dar continuidade às nossas discussões, mas virtualmente. Assim, como situação incial:
Postarno blo, EJA e tecnologias, algumas de nossas interrogações sobre o campo da educação....

"Suborno"

Constatação:
Alunos, na grande maioria, possuem computador e acesso a internet em suas casas. Passam muito tempo no computador no período em que estão em casa.
Utilizamos o laboratório (computadores) como uma ferramenta para "atrair" a atenção dos alunos. Estamos, na verdade, utilizando esta ferramenta para "subornar" os alunos.

Questionamentos:
O que faremos (em um futuro muito próximo) quando os computadores da escola deixarem de ser interessantes para os alunos, deixarem de servir como uma ferramenta de "suborno" de uso dos professores?
Estamos acertando ao propor esta troca (suborno) com os alunos?


Melissa e Carmem

 
Como incentivar/motivar os jovens da EJA a ter desejo pelos estudos, buscando uma formação e qualificação para o mundo do trabalho?

Máquina de Escrever para Todos

Uma conversa na sala de professores qualquer: " Eu nem tenho celular, tecnologia não é comigo." Já outro: "Capaz?! Tu tem que ver... hoje dei um RT de uma piada sobre MMC. To louco pra contar na aula." Um terceiro: " O que eu faço com esses dois celulares que eu recolhi? As criaturas não saem do face!"
A questão é como estimular os professores e alunos  a se apropriarem das novas tecnologias para criar um espaço de formação?

Facilidade de acesso....

Constatação:
Hoje é cada vez mais fácil adquirir um computador (ou celular) e acessar a internet com preços muito acessíveis. Nossos alunos, na grande maioria, possuem conexão continua a internet, mergulhados em um universo com infinitas possibilidades e inumeras informações.

Questionamentos:
Como os alunos estão utilizando esse excesso de informações? Como os professores estão administranto as informações trazidas pelos alunos?

Melissa e Carmem
 
Por que ainda existe muita resistência em relação ao uso dos espaços virtuais disponíveis na escola por professores e alunos da EJA?
Como a escola pode "conquistar" o aluno diante de tantas "propostas mais atraentes" que existem fora dela?

Blog prof. Chassot

Sugerimos um passeio pelo blog do professor Ático Chassot. Certamente terás boas leituras.

http://mestrechassot.blogspot.com.br/

Maria Cristina Schefer

Indicamos uma visita e, porque não um comentário, no blog da professora Maria Cristina. Educadora como nós, com sabedoria, poesia e critica pensando a educação. Visite!

http://blogmariadocente.blogspot.com.br/